quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

A DOUTRINA DA TRINDADE




A doutrina da trindade, conhecida nos meios religiosos principalmente entre os católicos, como “santíssima trindade” referindo a Deus, Jesus Cristo e ao Espírito Santo como sendo uma só pessoa, ou três deuses em um único espírito, não tem fundamento bíblico, porque não há referência bíblica que a Divindade formada pelo Pai, Filho e Espírito Santo, sejam a mesma ou uma única pessoa.
 

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

VINDE A MIM TODOS OS CANSADOS E OPRIMIDOS





No princípio, criou Deus o homem a sua imagem e semelhança e lhe ofereceu um Paraíso para desfrutar e viver eternamente. Mas com a queda pelo pecado, o homem acabou sendo expulso do Paraiso que havia herdado do Senhor para viver eternamente em abundância de bens e paz, tornando-se servo do pecado e da morte.


sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Você vai morrer



Desculpe a franqueza, mas você vai morrer. Pode ser daqui a 40 anos, 30, 20, 10, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1... Pode ser hoje! É meu amigo, minha amiga, estamos em contagem regressiva. Eu, você, todo mundo. Essa percepção por si só já poderia despertar bilhões de terabytes de reflexões, como ocorre há milênios com a humanidade.
 

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

A transformação da mente





O processo de transformação –ou metamorfose– do cristão à semelhança de Cristo começa com a renovação do entendimento.

Leitura: Romanos 12:1-2.

A carta aos Romanos pode ser dividida em duas partes: uma primeira, que começa no capítulo 1 e termina no capítulo 11, e uma segunda, que começa no capítulo 12 e vai até o final da carta, no capítulo 16. Romanos, da mesma forma que Efésios, têm uma primeira parte dedicada aos aspectos da revelação da obra de Deus em Cristo, e uma segunda parte, que é a aplicação da primeira.


sábado, 19 de janeiro de 2013

A igreja que está em sua casa







A Palavra de Deus nos testifica sobre as diversas oportunidades que Jesus esteve em lares, fazendo visitas, curas, ensinamentos;


quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

13ª parte – Conhecendo a Bíblia – O PRIMEIRO LIVRO DAS CRÔNICAS






1 e 2Crônicas eram originalmente um só livro. Como a identidade do autor dessa obra não é explicitada em 1 nem em 2 Crônicas, muitos optaram por se referir a esse autor desconhecido simplesmente como “o cronista”. No entanto, Esdras é o candidato mais provável para a autoria de Crônicas. A antiga tradição judaica do Talmude afirma que Esdras escreveu o livro.


domingo, 13 de janeiro de 2013

Trabalho em terceiro lugar (Final)





É impressionante a facilidade com que nos levamos aos extremos. De um lado, temos na igreja pessoas que são viciadas em trabalho e cujas vidas não estão em ordem, pois desrespeitaram a escala bíblica de valores, pondo o trabalho em primeiro lugar. De outro, temos aqueles que relegaram ao trabalho o último lugar na sua escala de valores, ou que nem mesmo colocam o trabalho em suas prioridades.


sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Família em segundo lugar (parte 6)




Muita gente tem errado ao pensar que a igreja ou o ministério vem logo depois de Deus. Na verdade, a família vem em segundo lugar. Conheci, quando ainda era um adolescente, uma senhora (do interior de São Paulo) que disse que Deus a chamou para uma missão e desapareceu de casa por mais de um mês.

 

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

A FAMÍLIA EM NOSSA ESCALA DE VALORES (parte 5)




A escala de valores de muitos cristãos está desordenada. Alguns estão vivendo de modo desordenado porque não fazem a menor ideia do que as Escrituras ensinam a respeito do assunto; outros porque, mesmo tendo os valores e prioridades devidamente ordenados no conceito mental, não conseguem mantê-los na prática.


segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

MANDAMENTOS FAMILIARES (parte 4)




Além das bênçãos sobre a família (que revelam o quanto o Senhor a aprecia e quer que vivamos o Seu melhor), encontramos na Palavra de Deus, também, a questão dos mandamentos familiares.

Desde que instituiu a família, o Criador a protegeu, dando aos homens leis que deveriam proteger a instituição chamada família.
 

domingo, 6 de janeiro de 2013

BÊNÇÃOS FAMILIARES (parte 3)

 
 
 
 
Vimos em Gênesis 12.1-3 que, no plano de Deus, a família tanto é abençoada como também é abençoadora. O Senhor disse que abençoaria a Abraão e sua descendência (família) e que, através da família do patriarca, todas as demais famílias da terra seriam abençoadas.
 

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

DEUS PENSA EM TERMOS DE FAMÍLIA (parte 2)





O Senhor não trata apenas com indivíduos, mas também com famílias. É claro que a salvação é individual, e a fé e a escolha (com suas conseqüências) também. O juízo vindouro também tem essa característica, e é por isso que a Palavra de Deus declara: “Assim, pois, cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus” (Rm 14.12). Contudo, quando falamos a respeito de propósito (não de responsabilidade), percebemos que a Bíblia apresenta um Deus que pensa em termos de famílias, e não apenas de indivíduos.


quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

A Importância da Família (parte 1)



Cresci ouvindo meu pai citar (muitas e muitas vezes) o versículo: “Deus faz que o solitário viva em família” (Sl 68.6).

A razão pela qual ele enfatizava tanto isso tem a ver com sua história. Ele cresceu em uma família que não servia a Jesus (quase todos vieram a se converter depois), de modo que, pela ausência de valores bíblicos, apresentou inúmeras deficiências. Meu avô paterno suicidou-se quando meu pai tinha apenas doze anos.